2024.05.08—2024.06.29
easysleep
Titania Seidl

Titania Seidl no Quadrado Azul Lisboa, maio 2024
  

À medida que os detalhes mais íntimos das nossas vidas são comodificados, não é de surpreender que o sono tenha entrado recentemente no nosso foco comum. A qualidade do nosso sono - ao ser medida por dispositivos que se ajustam à nossa pele, quase como amuletos da sorte; a ser melhorada por comprimidos, sprays, dietas, meditação e máscaras de seda para dormir - tornou-se um bem de luxo. E, no entanto, inevitavelmente, continuamos a perder o controlo do nosso corpo e da nossa mente enquanto adormecemos. Enquanto as autofunções do nosso corpo assumem o controlo, perdemos a descrença nas autoficções do nosso cérebro e, na maior parte das vezes, preferimos ficar nesta passividade um pouco mais do que submetermo-nos aos bips sonoros dos nossos alarmes.
  

As pinturas de Titania Seidl na Quadrado Azul Lisboa abordam o momento entre o sono e o acordar, a consciência e o sonho. A exposição é estruturada a partir da série mais recente da artista, que combina texto, pinturas em aguarela e meticulosas secções de tinta a óleo. As imagens familiares distorcem-se e obscurecem-se, o texto desvanece-se e deixa de ser legível. As diferentes escalas das pinturas - tanto à escala humana como à escala da página - exigem um movimento ativo do espectador através do espaço; as diferentes imagens representadas - colhidas de fontes contemporâneas e históricas - exigem atenção e a capacidade de mergulhar no que é percebido.
  

Titania Seidl vive em Viena, onde trabalha como pintora, escritora e co-dirige o projeto de exposições MAUVE. Recebeu a Bolsa do Estado Austríaco para Belas Artes em 2023 e fará parte do programa Artistas em Residência no CCA Andratx no final de 2024.