A Galeria Quadrado Azul expõe, pela primeira vez, em Portugal, o trabalho fotográfico da artista Ursula Böckler sobre a viagem ao Brasil de Martin Kippenberger entre 1985-1986.
Em Dezembro de 85, Kippenberger e Albert Oehlen trocaram a Alemanha pelo Rio de Janeiro onde permaneceram durante algumas semanas e apresentaram um concerto no Jazzmania em Ipanema (23/12/1985). Após Oehlen ter regressado à Alemanha, Kippenberger encontrou-se com a artista e fotografa Ursula Böckler em Salvador da Baia. Juntos viajaram pelo Brasil passando por Maceió, Recife, Brasília e Manaus.
Kippenberger intitulou a sua aventura Magical Misery Tour a partir do album dos Beatles, Magical Mystery Tour, com o objectivo de realizar várias performances pelos diferentes locais que passasse. Böckler foi então convidada para acompanhar e documentar as performances de Kippenberger. As suas fotografias retratam um Kippenberger inocente, a negociar num posto de gasolina perto de Salvador, dançando em bares, celebrando o seu 33º aniversário ou a exibir-se para a câmara em frente a esculturas públicas. No entanto, é possível refletir sobre um período da história brasileira, logo após os vinte anos da ditadura militar, época em que o país vivia uma crise monetária e novamente num movimento para se tornar algo diferente.
Para além das fotografias, a Galeria Quadrado Azul exibirá novos filmes Super 8 de uma recente visita à bomba de gasolina Martin Bormann. Não só a localização de Martin Bormann tem sido um mistério, mas também se Kippenberger realmente comprou uma bomba de gasolina, se o posto existiu e onde estava situado. Em 2017, 31 anos depois, e quase 20 anos após a morte de Martin Kippenbergers, Ursula Böckler e o seu parceiro Georg Graw retornaram a Salvador. Durante a pesquisa em Salvador da Bahia, conseguiram localizar o “Tankstelle Martin Bormann”. Os rolos de filme mostram o local original - ainda uma bomba de gasolina, mas agora um espaço muito moderno. O olhar do filme Super-8 anacrónico transcende o espaço e o tempo. Uma viagem no tempo para uma bomba de gasolina brasileira que se tornou a fonte de uma obra de arte icónica.