Inauguração: 16
Março, 22 h
Walls and Torsos é a primeira exposição individual de Gonçalo Sena na Galeria Quadrado Azul, em Lisboa, na qual serão apresentados novos trabalhos em escultura, desenho e material impresso. As duas palavras que compõem o título da exposição apontam para a relação entre uma secção do espaço arquitectónico e uma secção do corpo humano, exploradas através do objecto fragmentado, segmento de um todo.
As peças são compostas por estruturas em resina epoxy e cimento em diálogo com materiais orgânicos e objectos do quotidiano, acompanhados por imagens impressas dispostas informalmente pelas paredes da galeria. Em paralelo, uma série de desenhos percorre a parede nordeste da galeria, numa resposta estruturalista à arquitectura do espaço.
O trabalho de Gonçalo Sena explora as relações entre escalas e materiais, numa lógica de constante permuta e contaminação. O desenho é esculpido camada a camada enquanto o objecto se torna linha ou ângulo traçados no espaço da sala em branco. A terceira dimensão pode ser suprimida ou activada, uma vez que não pertence apenas a uma materialidade, mas também ao modo de a apresentar.
Gonçalo Sena participou nas residências artísticas Le Pavillon, Palais de Tokyo, Paris (2012-13), XX CSAV – Artists Research Laboratory, com Tacita Dean, Fondazione Antonio Ratti, Como, Itália (2014), e Skowhegan School of Painting and Sculpture, Maine, EUA (2015). Exposições individuais recentes incluem a Galería Heinrich Ehrhardt, Madrid (2015), die raum, Berlim (2015), Krome Gallery, Berlim (2014), Uma certa falta de coerência, Porto (2014), entre outras. Participou ainda em colectivas no MAAT, Lisboa (2016), Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Lisboa (2015), District, Berlim (2015), Ar Sólido, Lisboa, Syntax, Lisboa (2014), Palais de Tokyo, Paris (2013), Parkour (2012), Spike Island, Bristol (2008). Desde 2007, é co-editor da ATLAS Projectos, entre Berlim e Lisboa.