Musa paradisiaca
Eduardo Guerra (Lisbon, 1986) and Miguel Ferrão (Lisbon, 1986)

Musa paradisiaca é um projecto artístico de Eduardo Guerra (Lisboa, 1986) e Miguel Ferrão (Lisboa, 1986). Iniciada em 2010, com a apresentação de um conjunto de ficheiros sonoros em www.musaparadisiaca.net, a prática de Musa paradisiaca tem vindo a pluralizar-se desde então. Em contexto discursivo, participativo ou expositivo, Musa paradisiaca pode ser definida através da produção de esculturas, filmes, desenhos e acções performativas, entre outras. Através do diálogo e dos benefícios da junção de perspectivas e competências distintas, Musa paradisiaca tem reunido diferentes entidades, praticantes, especialistas ou referências, sejam estes de cariz colectivo ou individual, com quem estabelece uma afinidade de pensamento que partilha e revela várias vozes. Este processo, pode assim ser visto como um diálogo contínuo que reúne interlocutores temporários, activa referências duradouras, beneficia ocasionalmente de conhecimentos técnicos especializados, e depende de cumplicidades prolongadas.

Exposições Individuais (selecção)
2021
Nova Gente, Galeria Quadrado Azul, Lisboa, Portugal.
An animal with a backpack, Galeria Quadrado Azul, Lisboa, Portugal.
2020
The I of the Beeholder, curadoria de Filipa Oliveira, Fundação Carmona e Costa, Lisboa, Portugal.
2018
Curveball Memory, Galeria Municipal do Porto, Porto, Portugal.
Man with really soft hands, Colégio das Artes, Coimbra, Portugal.
2017
Man with really soft hands, Frieze London, Galeria Múrias Centeno, Londres, Reino Unido.
Casa-animal, BoCA - Bienal das Artes Contemporâneas, Complexo Municipal dos Coruchéus, Lisboa, Portugal.
Casa-animal, Fórum Eugénio de Almeida / Sociedade Harmonia Eborense, Évora, Portugal.
Man with really soft hands, Galeria Múrias Centeno, Lisboa, Portugal.
2016
Masters of Velocity, Dan Gunn Gallery, Berlim, Alemanha.
2015
Alma-Bluco, CRAC Alsace - Centre Rhénan d'Art Contemporain, Altkirch, França.
2014
Come back Sir, you're not from that world. Please come back Sir, you're from this world, Dan Gunn Gallery, Berlim, Alemanha.
Audição das Flores, Galeria 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, Portugal.
Audição das Máquinas, Kunsthalle Lissabon, Lisboa, Portugal.
Performances
2017
Como se apanha um fugitivo, Workplace Gallery, Londres, Reino Unido.
The Intimate Knowledge of Things, Haus der Kulturen der Welt, Berlim, Alemanha.
2016
Como se apanha um fugitivo, CIAJG, Guimarães, Portugal.
2015
Cantina-Máquina, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Portugal.
Como se apanha um fugitivo, ARCO Madrid, Dan Gunn Gallery, Madrid, Espanha.
2013
Como se apanha um fugitivo? - Mostra de objectos conversáveis, CAM - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.
Impossible tasks (The Servant and the Cenacle), Palais de Tokyo, Paris, França.
2012
Revisão de guiões: Ciclo de conferências encenadas + Assembleias, Laboratório de Curadoria, Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, Guimarães, Portugal.
Projecções / Audições
2018
Mestres da Velocidade, Neuer Berliner Kunstverein, Berlim, Alemanha.
Auto da emulação, Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços - Ecomuseu Municipal do Seixal, Corroios, Portugal.
2017
O Êxtase e o Éden, Palais de Tokyo, Paris, França.
Fome animal, Vdrome.
O Êxtase e o Éden , ISELP, Bruxelas, Bélgica.
2016
Caça, Êxtase, Fome, Galeria Walk&Talk, Ponta Delgada, São Miguel, Açores.
2015
O Êxtase e o Éden, Videoex Film Festival, Zurique, Suíça.
O Êxtase e o Éden, Fábrica da Pólvora, Vale de Milhaços, Portugal.
2014
Comissão de almas, Palácio Foz, Lisboa, Portugal.
2013
Auto da emulação, Cinemateca Portuguesa, Lisboa, Portugal.
2012
Tiro à gota, Old school, Lisboa, Portugal.
A permanência do discurso e da acção, www.musaparadisiaca.net.
2011
A festa mais bonita que eu já vi, Galeria Quadrum, Lisboa, Portugal.
O oráculo emudecido, www.musaparadisiaca.net.
2010
Para uma história dos cheiros, www.musaparadisiaca.net.
Apresentações
2018
I AM, Escola Secundária Artística António Arroio, Lisboa, Portugal.
I AM, Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha, Portugal.
2017
A Casa e o Mundo. Um Diálogo, Open House - Trienal de Arquitectura de Lisboa, Sede EDP, Lisboa, Portugal.
2015
I AM, Malmö Art Academy - Moderna Museet, Malmö, Suécia.
Musa paradisiaca in conversation with Heidi Ballet, Dan Gunn Gallery, Berlim, Alemanha.
2014
Valdevinos depois de morto, Expedição, Maus Hábitos, Porto, Portugal.
Exposições Colectivas (selecção)
2022
Meia Noite, Ano Zero, Bienal de Coimbra, Portugal.
Negócios Estrangeiros, CAC Torres Vedras, Portugal.
Une communauté imaginée, Frac des Pays de la Loire, Nantes, França.
2021
Na Cohorte de De Chirico, Colégio das Artes, Coimbra, Portugal.
A Vida Secreta das Plantas, Casa da Cerca, Almada, Portugal.
2019
Sonho Europeu: Obras da Coleção Norlinda e José Lima, Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal.
The Path Finders, Rua da Bempostinha 64C, Lisboa, Portugal.
Trabalho Capital: Ensaio sobre gestos e fragmentos, Centro de Arte Oliva, São João da Madeira, Portugal.
El Fantasma de una Oportunidad , La Nave Sánchez-Ubiría, Madrid, Espanha.
2018
Artists' Film International, Whitechapel Gallery, Londres, Reino Unido.
SCHMALTZ, Guimarães, Viena, Áustria.
Artists' Film International, MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Lisboa, Portugal.
Collaboration, Teatro Máximo, Jachthuis schijf, Schijf, Holanda.
Do Tirar Polo Natural. Inquérito ao Retrato Português, MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, Portugal.
A sedução de uma vírgula bem colocada, MACE _ Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Elvas, Portugal.
2017
10000 Anos Depois entre Vénus e Marte, Galeria Municipal do Porto, Porto, Portugal.
Later is Now, Workplace Gallery, Londres, Reino Unido.
Collaboration, Teatro Máximo, Centro de Arte Quetzal, Vidigueira, Portugal.
O Factor Cavalo, Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal.
Portugal em Flagrante - Operação 3, Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.
2016
Conversas: Arte Portuguesa Recente na Colecção de Serralves, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Portugal.
Caminhos de Floresta, CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães, Portugal.
Objectos Estranhos: Ensaio de Proto-escultura, CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães, Portugal.
Labirinto e Eco: Colecção Permanente e Outras Obras, CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães, Portugal.
Ponto de Partida: Uma Selecção de Obras da Colecção de Arte Contemporânea Figueiredo Ribeiro, Galeria Municipal Quartel, Abrantes, Portugal.
Colecção António Cachola: Musa paradisiaca e Mauro Cerqueira, Espaço Fidelidade Chiado 8, Lisboa, Portugal.
2015
Prémio Sonae Media Art, MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa, Portugal.
ISSO - In one way or another, Plataforma Revólver, Lisboa, Portugal.
All Rights Reserved: Coisas do Mundo na Colecção Norlinda e José Lima, Oliva Creative Factory, São João da Madeira, Portugal.
O Museu a Haver, Fórum Eugénio de Almeida, Évora, Portugal.
Le lynx ne connaît pas de frontières, Fondation d'Entreprise Ricard, Paris, França.
El buen caligrama, The Goma, Madrid, Espanha.
2014
Der Leone Have Sept Cabeças, CRAC Alsace - Centre Rhénan d'Art Contemporain, Altkirch, França.
2013
Prémio EDP Novos Artistas, Galeria Fundação EDP, Porto, Portugal.
Novo Novo México, Palha de Abrantes, Abrantes, Portugal.
The perpetual interview, 1ª Avenida, Edifício Axa, Porto, Portugal.
Apesar de tudo, nunca se sentia só ou triste, o futuro fazia-lhe companhia ou Le petit Lenormand (cartomancia e probabilidade), Galeria Vera Cortês, Lisboa, Portugal.
2012
Tem calma o teu país está a desaparecer, Galeria Zé dos Bois, Lisboa, Portugal.
Residências
2018-19
Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços - Ecomuseu Municipal do Seixal, Corroios, Portugal.
2017-18
BoCA - Bienal das Artes Contemporâneas, Lisboa/Évora, Portugal.
2016
Horanggasy Creative Studio, Gwangju, Coreia do Sul.
Walk&Talk, São Miguel, Açores, Portugal.
2015
RAUM, www.raum.pt / MNAC, Lisboa, Portugal.
2014
Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços - Ecomuseu Municipal do Seixal, Corroios, Portugal.
2013
Fundação Essentia, Príncipe, São Tomé e Príncipe.
2012
Centro Cultural Português - Instituto Camões, São Tomé, São Tomé e Príncipe.
Novo Novo México, Palha de Abrantes, Abrantes, Portugal.
Laboratório de Curadoria, Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, Guimarães, Portugal.
Apoios / Prémios
2021
, Prémio FLAD de Desenho 2021 (finalista).
2016
Apoio às Artes Visuais, Fundação Calouste Gulbenkian.
2015
Prémio Sonae Media Art (finalista).
2013
Prémio EDP Novos Artistas (finalista).
2012
Apoio ás Artes Visuais, Fundação Calouste Gulbenkian.
Colecções
Colecção António Cachola, Portugal.
Collection de Bruin-Heijn, Holanda.
Colecção Figueiredo Ribeiro, Portugal.
Colecção Norlinda e José Lima, Portugal.
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal.
Fundação EDP, Portugal.
Fundação de Serralves, Portugal.
Chaves de boca fixa, 2018. Alumínio . Dimensões variáveis. ©Eurico Melo 
Francisco–Pequeno animal, 2015. Cola animal e madeira, com Tomé Coelho. 90 x 130 x 55 cm . ©Aurélien Mole  
Mestres da Velocidade, 2017. Filme 16mm transferido para HD, 4:3, cor, som, 16’11’’, com Clotilde Rosa 
Pote com olhos, 2013. Impressão sais de prata manualmente colorida. 25 x 20 cm 
Batalhão de figuras, 2013. Vista de exposição. ©Bruno Lopes 
Pele–baú, 2017. Fibra de vidro pintada. 153 x 110 x 10 cm. ©Vitor Garcia 
Man with really soft hands, 2017. Vista de exposição. ©Bruno Lopes 
Cena de caça, 2013. Filme 16mm transferido para HD, 4:3, cor, som, 7’50’’, com Caustrino Alcântara, Vista de instalação 
Cena de caça, 2013. Filme 16mm transferido para HD, 4:3, cor, som, 7’50’’, com Caustrino Alcântara 
Aloés, 2013. Breu pintado a óleo. 5 x 20 x 7 cm. ©Eurico Melo 
Estômago, 2014. Breu pintado a óleo. 16 x 36 x 21 cm. ©Eurico Melo 
Fome animal, 2014. Filme 16mm transferido para HD, 4:3, cor, som, 7’46’’ 
Flautas grandes e flautas pequenas, 2016. Dimensões variáveis. ©Dinis Santos 
Chevalier, 2016. Serigrafia. 100 x 70 cm. ©Vitor Garcia 
Amplificador, 2017. Fibra de vidro pintada. 85 x 53 x 23 cm. ©Eurico de Melo 
Carburador, 2013. Madeira. 8 x 18 x 10 cm. ©Paulo Costa 
Ecstasy and Eden, O Êxtase e o Éden, 2014. Filme 16mm transferido para HD, 4:3, cor, som, 8’10’’, com António Poppe 
Cantina–Máquina, 2015. Vista de sessão. ©Filipe Braga 
Curveball Memory, 2018. Vista de exposição. ©Dinis Santos 
Como se apanha um fugitivo, 2013. Dimensões variáveis, com Tomé Coelho. ©Miles Thurlow 
Cantina–Cantina, 2015. Vista de instalação. ©Bruno Lopes 
Casa–animal, 2017. Vista de sessão. ©Bruno Simão 
Baldaquino, 2015. Metal e tecido. 305 x 225 x 225 cm. ©Aurélien Mole 
Couve, 2014. Breu pintado a óleo. 7 x 13 x 13 cm. ©Eurico Melo 
Papo-seco, 2015. Breu pintado a óleo. 8 x 13 x 8 cm. ©Eurico Melo 
Come-corais, 2015. Cerâmica, madeira e pão. 150 x 56 x 53 cm. ©Bruno Lopes