Luísa Jacinto
Lisboa, Portugal, 1984. Vive e trabalha em Lisboa.


Em trabalhos que se situam na fronteira entre figuração e abstração, Luísa Jacinto concentra-se na tela, ecrã ou superfície das obras como coisa central. A sua prática artística lida com os protocolos da imagem, a fragmentação e simulação narrativas, o excesso de evidência e o obscurecimento.

Educação
2017
Maumaus Independent Study Programme, Lisboa, Portugal.
2008/09
MA Fine Art, Central Saint Martins - Byam Shaw School of Art, Londres, Reino Unido – com Bolsa da Trask Fund.
2002/07
Licenciatura em Artes Plástica - Pintura, Faculdade de Belas Artes a Universidade de Lisboa, Portugal.
Exposições Individuais (selecção)
2022
É o cenário que se move, Brotéria, Lisboa, Portugal.
A ideia de voltar, Galeria Quadrado Azul, Lisboa, Portugal.
La mañana no sera diferente de la noche, Galería Silvestre, Madrid, Espanha.
2019
Véu-Pedra, Artworks Alvalade, em parceria com a AiR351, Lisboa, Portugal.
2018
We had the experience but missed the meaning, curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues, galería Silvestre, Madrid, Espanha.
Podemos sempre fugir de carro, Fundação Portuguesa das Comunicações, com a Galeria Bessa Pereira, Lisboa, Portugal.
2017
No one knows, 5/5 Five Artists Five Project Rooms, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa, Portugal.
2016
Casa, Ciclo Estufa na Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa, Portugal.
An instant of this, galería silvestre, Madrid, Espanha.
2015
The smell of the shadow, galería silvestre, Tarragona, Espanha.
Os dias lentos, Museu Nogueira da Silva, Braga, Portugal.
Work in Space, Carpe Diem - Arte e Pesquisa, Lisboa, Portugal.
2012
O lugar mais perto, Galeria Alecrim50, Lisboa, Portugal.
Basta um só dia, Museu Carlos Machado, curadoria João Miguel Fernandes Jorge, Ponta Delgada, Açores, Portugal.
2011
Um desejo impune, Galeria Alecrim 50, Lisboa, Portugal.
2010
Things change quickly, Espaço Avenida 211, Lisboa, Portugal.
Exposições Colectivas (selecção)
2022
Tisanas, Centro de Arte e Cultura, Fundação Eugénio de Almeida, Évora, Portugal.
2021
Pintura: Campo de Observação, Galeria Cristina Guerra, Lisboa, Portugal.
Bruaá, Centro de Artes e Criatividade (CAC). Torres Vedras, Portugal.
2020
O QUE NÃO TEMOS PODEMOS CRIAR, curadoria de PADA studios, Tinco Paint Factory, Barreiro, Portugal.
2019
A Play of Boundaries, curadoria de Maria do Mar Fazenda, Manuela Pedrón Nicolau e Jaime González Cela, Galeria Carlos Carvalho, Lisboa, Portugal.
A Wake, Outono Projects, Lisboa, Portugal.
PADA, ASG Gallery, curadoria de PADA Studios, Londres, Reino Unido.
Cave dos Sonhos Esquecidos – Vestíbulo, com Lauren Moya Ford, curadoria de José Almeida Pereira, Aartes – Pavilhão Mota-Galiza, Porto, Portugal.
WAIT, curadoria de Orlando Franco, Museu Coleção Berardo, Lisboa, Portugal.
Stray Gods, organização Marta Mestre e Gonçalo Pena, Galeria Graça Brandão, Lisboa, Portugal.
2018
Saudade, China & Portugal - Contemporary Art Exhibition, produzida pela Fosun Foundation, curadoria de Yuko Hasegawa, Museu Coleção Berardo, Lisboa, Portugal.
Victória sobre o Sol - from black square to loophole, curadoria de António Olaio e Pedro Pousada, Colégio das Artes, Coimbra, Portugal.
Saudade, Unmemorable place in time – China-Portugal Contemporary Art Exhibition , produzido pela Fosun Foundation, curadoria de Yuko Hasegawa, Fosun Foundation at The Bund, Xangai, China.
2017
O Tempo inscrito. Memória, Hiato e Projecção: Obras da Colecção de Arte Contemporânea Figueiredo Ribeiro, curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues, quARTel, Abrantes, Portugal.
2015
Pontos Colaterais - Coleção Arte Contemporânea Arquipélago, uma seleção, curadoria de João Silvério - FLAD, Ribeira Grande, S. Miguel, Açores, Portugal.
2014
Projecto Correspondência – 4a edição, Espai Mallorca, Barcelona, Espanha.
Largo Tempo, curadoria de João Miguel Fernandes Jorge, Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, Portugal.
2013
17.ª Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal.
2012
Summer Night Series em Union Square Park, curadoria do Arte Institute, com Andrea Bianconi e Mark Bolotin, Nova Iorque, E.U.A..
2010
Krik Festival, Video Screenings, Croácia.
(D)Fefv Festival of Experimental Film and Video, KRK, Croácia.
Processo e Transfiguração, curadoria de João Miguel Fernandes Jorge, Casa da Cerca, Almada, Portugal.
2009
17 ingredients – Measures of Autonomy, curadoria de Shama Khanna e Blanche Craig, Studio One, Londres, Reino Unido.
Colecções
Fundação Calouste Gulbenkian.
Colecção Figueiredo Ribeiro.
Colecção Teixeira de Freitas – Madeira Corporate Services.
Fundação Portuguesa das Comunicações.
Arquipélago, Centro de Artes Contemporâneas / Colecção Governo dos Açores.
Shining Indifference, MAAT, Lisboa, Portugal, 2024 . Em todo o lado / Em lado nenhum, 2024. Linha de algodão e poliéster, tinta em spray sobre poliéster, borracha sintética e tubo LED. 2 elementos têxteis: 300 × 820 cm, 300 × 1420 cm. Dimensões totais variáveis. créditos fotográficos: Bruno Lopes 
Shining Indifference, MAAT, Lisboa, Portugal, 2024 . Em todo o lado / Em lado nenhum, 2024. Linha de algodão e poliéster, tinta em spray sobre poliéster, borracha sintética e tubo LED. 2 elementos têxteis: 300 × 820 cm, 300 × 1420 cm. Dimensões totais variáveis. créditos fotográficos: Bruno Lopes 
Shining Indifference, MAAT, Lisboa, Portugal, 2024 . Em todo o lado / Em lado nenhum, 2024. Linha de algodão e poliéster, tinta em spray sobre poliéster, borracha sintética e tubo LED. 2 elementos têxteis: 300 × 820 cm, 300 × 1420 cm. Dimensões totais variáveis. créditos fotográficos: Bruno Lopes 
Shining Indifference, MAAT, Lisboa, Portugal, 2024 . Em todo o lado / Em lado nenhum, 2024. Linha de algodão e poliéster, tinta em spray sobre poliéster, borracha sintética e tubo LED. 2 elementos têxteis: 300 × 820 cm, 300 × 1420 cm. Dimensões totais variáveis. créditos fotográficos: Bruno Lopes 
Desconhecidos I e II, 2024. Borracha sintética, tubos LED, cabos elétricos e cabos de aço inoxidável. 150 × 150 cm e 150 × 142 cm. Crédito: Bruno Lopes 
Vista da instalação na exposição individual Shining Indifference, MAAT, Lisboa, Portugal . Mammals, 2024. Oil on wood. 10 x 15 cm. Crédito fotográfico: Bruno Lopes 
Pormenor de Desconhecidos IV, 2024. Vista da frente, acrílico, óleo, pastel de óleo e spray sobre tela, madeira, metal, rede. 107,5 × 150 cm . Crédito fotográfico: Bruno Lopes 
Trabalho no espaço I, 2024. Linha de algodão e poliéster e resina. 60 × 46 cm . Crédito fotográfico: Bruno Lopes 
Trabalho no espaço II, 2024. Linha de algodão e poliéster e resina. 185.5 × 126 cm. Crédito fotográfico: Bruno Lopes 
Pormenor de Trabalho no espaço II, 2024. Acrylic and oil on canvas. 185 x 150 cm. Crédito fotográfico: Bruno Lopes 
Vista da exposição É o cenário que se move, com Isa Melsheimer na Brotéria, Lisboa, 2022 . Apneia, 2022. Tinta spray em poliéster, aço inoxidável. 70 × 365 cm (70 × 55 cm cada). Créditos Fotográficos de António Jorge Silva 
Vista da exposição É o cenário que se move, com Isa Melsheimer na Brotéria, Lisboa, 2022 . Apneia, 2022. Tinta spray em poliéster, aço inoxidável. 70 × 365 cm (70 × 55 cm cada). Créditos Fotográficos de António Jorge Silva 
Everything, 2020. óleo sobre madeira. 10 × 15 cm. Créditos Fotográficos de António Jorge Silva 
Thirst, 22. Tinta spray sobre poliéster. 257 × 327 cm. Créditos Fotográficos de António Jorge Silva 
Vista da exposição individual A ideia de voltar, Galeria Quadrado Azul, Lisboa, 2022 . I was never the same I, II e III, 2022. acrílico sobre tela. 130 × 185 cm cada. Créditos fotográficos de James Newitt 
Vista da exposição individual A ideia de voltar, Galeria Quadrado Azul, Lisboa, 2022 . I was never the same e I was never, 2022. acrylic and oil on paper. 5,9 x 14,6 cm. Créditos fotográficos de James Newitt 
I was never the same III, 2022. acrílico sobre tela. 130 × 185 cm . Créditos fotográficos Bruno Lopes 
I was never II, 2022. Acrílico sobre poliéster, aço inox. 130 × 185 cm . Créditos fotográficos Bruno Lopes 
A ideia de voltar, 2022. Acrílico, tinta spray, pigmentos e resina sobre tecidos. 70 × 385 cm. Créditos fotográficos James Newitt 
Num lugar como este, 2022. Óleo, acrílico e tinta spray sobre tela, . 70 × 55 cm . Créditos fotográficos James Newitt 
Passou por aqui, 2022. Acrílico, pigmentos, óleo, spray e pastel de óleo sobre tela. 100 x 161 cm. Créditos fotográficos James Newitt 
A água é um corpo queimado, 2022. Óleo, acrílico, pigmentos, resina e tinta spray sobre tela. 200 × 133 cm. Créditos fotográficos James Newitt 
Shade, 2022. Acrílico, tinta spray, pigmentos e resina sobre tecidos. 70 × 385 cm. Créditos fotográficos Paula Caballero 
Vista da exposição individual Véu-Pedra, na Artworks Alvalade, Lisboa, 2019 . Véu-Pedra, 2019. Acrílico, tinta spray, pigmentos e resinas sobre alumínio. 150 × 90 cm cada. Créditos fotográficos Bruno Lança / Artworks 
Véu-Pedra, 2019. Acrílico, tinta spray, pigmentos e resinas sobre alumínio. 150 × 140 cm . Créditos fotográficos Bruno Lança / Artworks 
Véu-Pedra, 2019. Acrílico, tinta spray, pigmentos e resinas sobre alumínio. 150 × 140 cm . Créditos fotográficos Bruno Lança / Artworks 
Véu-Pedra, 2019. Créditos fotográficos Bruno Lança / Artworks 
Véu-Pedra, 2019. Créditos fotográficos Bruno Lança / Artworks