2012.10.06—2012.12.22
Museu
Francisco Tropa
Simone Menegoi (curadoria)

A mostra tem como origem um projecto de arte pública concebido em 2001: um paralelepípedo, a ser instalado numa praça. O objecto é atravessado por um corredor que une duas portas, uma em cada extremidade. O interior encontra-se dividido por duas montras em vidro, às quais se acede por alçapões, de distintas dimensões. A palavra “museu” está gravada sobre ambas as entradas. O projecto tem uma componente idealmente activada por uma série de figuras, que o próprio convoca. 

Pouco tempo depois de 2001, Francisco Tropa desenvolveu um outro projecto que foi instalado no parque da Universidade Politécnica de Valência, em Espanha. A escultura em pedra, com a mesma volumetria da peça pensada para o primeiro projecto, é constituída por um conjunto de sólidos geométricos em calcário que formam dois nichos transversais, que se tocam. Duas aberturas comunicam entre si, uma mais elevada do que outra.

A exposição que agora se apresenta é composta por maquetes, desenhos e esculturas realizadas entre 2001 e 2012. Com estes elementos, Simone Menegoi construiu uma mostra onde uma certa ideia de jogo permite múltiplas variações em torno de uma heterodoxa crítica institucional.

Simone Menegoi 

Simone Menegoi (1970) é um crítico e curador italiano. Colabora com a revista Artforum. Juntamente com Cecilia Canziani, é comissário do ZegnArtPublic, um programa de encomendas públicas, em países emergentes, e de residências, em Itália, patrocinadas pela marca de moda Ermenegildo Zegna. Entre as suas exposições mais recentes, encontra-se LE SILENCE Une fiction, no Nouveau Musée National de Monaco (Principado do Mónaco) e Bouvard and Pécuchet’s Compendious Quest for Beauty (co-comissariada com Chris Sharp) na David Roberts Art Foundation (Londres), ambas em 2012. 

Museu, (vista da instalação), 2012 
Museu, (vista da instalação), 2012 
Museu, (vista da instalação), 2012 
Museu, (vista da instalação), 2012 
Museu (vista da instalação). Gigante, 2006. Filme 16 mm, cor, mudo. 11' (duração) 
Museu (vista da instalação). Gigante, 2006. Bronze e caixa de madeira. Dimensões variáveis 
Museu (vista da instalação). Gigante, 2006. Bronze e caixa de madeira. Dimensões variáveis 
Museu, 2012. Créditos da imagem: Guilherme Carmelo