Mika Tajima
Los Angeles, Estados Unidos, 1975. Vive e trabalha em Nova Iorque, Estados Unidos.

Conectando a abstracção geométrica à forma do nosso ambiente construído, o trabalho de Mika Tajima explora a produção do sujeito performativo em espaços onde objectos materiais desenham a acção e a ocupação. Tajima emprega a escultura, a pintura,o vídeo, a música e eventos discursivos, usando frequentemente as contradições inerentes ao design e ao modernismo arquitectónico para realçar o regime hiper-industrial de produção colaborativa e contingente.  

Muitas vezes, colabora com outros nomes. Nos seus projectos, a artista já envolveu um filósofo, um bailarino, um orador, um designer, um escritor, um preguiçoso, um vagabundo, um leitor, um divisor, um trabalhador, uma pessoa que afixa cartazes, um realizador, um jogador, um tecelão, um pintor, um fotógrafo e um motorista. Por vezes, Tajima trabalha sob o apelido New Humans. Algumas colaborações recentes incluem Charles Atlas, Vito Acconci, C. Spencer Yeh, Judith Butler, entre outros. 

Exposições Individuais (selecção)
2016
Emotion Commune, Protocinema, Istambul, Turquia.
Embody, 11R, Nova Iorque, EUA.
2015
Human Synth, Taro Nasu, Tóquio, Japão.
2014
Total Body Conditioning, Art in General, Nova Iorque, Estados Unidos.
Negative Entropy, Eleven Rivington, Nova Iorque, EUA.
2013
Midori Mambo Black Russian, Halsey McKay Gallery, Nova Iorque, Estados Unidos (com Sam Moyer).
2011
Pineapples and Pyramids, Aspen Art Museum, Aspen, Estados Unidos.
The Architect’s Garden, UT Visual Art Center, Austin, Estados Unidos.
After the Martini Shot, Seattle Art Museum, Seattle, Estados Unidos.
Mika Tajima, Elizabeth Dee Gallery, Nova Iorque, Estados Unidos.
The Pedestrians, South London Gallery, Londres, Reino Unido (com Charles Atlas).
Transaction Abstraite, New Galerie, Paris, França.
2010
The Double, Bass Museum, Miami, Estados Unidos.
2009
The Extras, X Initiative, Nova Iorque, Estados Unidos.
Today is Not a Dress Rehearsal, San Francisco Museum of Modern Art, São Francisco, Estados Unidos (com Charles Atlas e New Humans).
2008
Deal or No Deal, Kevin Bruk Gallery, Miami, Estados Unidos .
Artissima 2008, Turim, Itália.
The Double, The Kitchen, Nova Iorque, Estados Unidos.
The Double, Centre for Opinions on Music and Art, Berlim, Alemanha.
2007
Thin Line Circuit, Lausanne, Suíça.
New Humans: Disassociate, Elizabeth Dee Gallery, Nova Iorque, Estados Unidos (com New Humans, Vito Acconci, José León Cerrillo, Philippe Decrauzat, C. Spencer Yeh).
2005
Echoplex, Swiss Institute Contemporary Art, Nova Iorque, EUA.
Exposições Colectivas (selecção)
2016
The Eighth Climate (What Does Art Do?), 11th Gwangju Biennale, República da Coreia.
DIS-PLAY / RE-PLAY, Austrian Cultural Forum, Nova Iorque, EUA.
2015
Office Space, Yerba Buena Center for the Arts, São Francisco, EUA.
Painting@ The Very Edge of Art, University of Connecticut Contemporary Art Galleries, Storrs, EUA.
Incorporate Me, CCS Bard Galleries and the Hessel Museum of Art, Nova Iorque, EUA.
2014
Pier 54, High Line Art, Nova Iorque, EUA .
New Generation, Forum, FRAC Nord - pas de calais, Dunkirk, França.
Soft Shock, Eli Ping Frances Perkins, Nova Iorque, EUA .
Display, University of Connecticut Contemporary Art Galleries, Storrs, EUA.
Moira Dryer Project, Eleven Rivington Gallery, Nova Iorque, Estados Unidos.
2013
New Humans, Bureau, Nova Iorque, EUA.
Roppongi Crossing Triennial, Mori Art Museum, Tóquio, Japão.
Frieze Sounds 2013, Frieze, Nova Iorque, EUA (com Charles Atlas e New Humans).
The Fruit Loop, Soloway, Nova Iorque, EUA.
Book Machine (Paris), Centre Pompidou, Paris, França.
Paint things: beyond the stretcher, deCordova Sculpture Park and Museum, Lincoln, Estados Unidos.
onestar press, Paris, França .
Beyond the Object, Brand New Gallery, Milão, Itália.
2012
An Odyssey: A Narrative of The Fabric Workshop and Museum, The Fabric Workshop and Museum, Filadélfia, Estados Unidos.
Stage Presence, San Francisco Museum of Modern Art, São Francisco, Estados Unidos.
Surface in Volume, Luce Gallery, Turim, Itália.
New York: Directions, Points of Interest, Massimo De Carlo, Milão, Itália.
Abstract Possible: The Stockholm Synergies, Tensta Konsthall, Estocolmo, Suécia.
2011
Temporary Structures: Performing Architecture in Contemporary Art, DeCordova Museum, Lincoln, Estados Unidos.
Blur: Art /Design Cross Pollination, The University of the Arts, Filadélfia, Estados Unidos.
I don’t know if it makes any sense – I feel quite dizzy and a little drunk due to the blow. I will return with more info shortly…, IMO, Copenhaga, Dinamarca.
Flags for Venice, Istituto Svizzero di Roma and Swiss Institute New York, Veneza, Itália.
Summer Whites, Rachel Uffner Gallery, Nova Iorque, Estados Unidos.
Common Love, Aesthetics of Becoming, Miriam and Ira D. Wallach Gallery, Columbia University, Nova Iorque, Estados Unidos.
Maybe I should have called it ‘My Life in Nineteen Minutes’, Calder Foundation Project, Nova Iorque, Estados Unidos.
Formalist Sidewalk Poetry Club, Miami, Estados Unidos.
2010
Today I Made Nothing, Elizabeth Dee Gallery, Nova Iorque, Estados Unidos.
Wait for Me at the Bottom of the Pool, Bridgehamptom, Estados Unidos.
Mixtapes, Lewis Gluckman Gallery, University College Cork, Cork, Irlanda.
Knight’s Move, Sculpture Center, Long Island City, Estados Unidos.
Passing Time, 80WSE Gallery NYU, Nova Iorque, Estados Unidos.
Interference, Moderna Museet, Estocolmo, Suécia.
2009
Second Look (at the Surface), Kuenstlerhaus Bregenz, Bregenz, Áustria.
Blank/Bosluk, Marquise Dance Hall, Istambul, Turquia.
ME(N)TAL, Ileana Tounta Contemporary Art Centre, Atenas, Grécia.
Learn to Communicate Like a Fucking Normal Person, Art Production Fund, Nova Iorque, Estados Unidos.
2008
Whitney Biennial, Nova Iorque, Estados Unidos.
Broken Plaid and other works, RISD Museum, Providence, Estados Unidos.
Some Thing Else, Peter Blum Chelsea, Nova Iorque, Estados Unidos.
One Way or Another: Asian American Art Now, Honolulu Academy of Art, Honolulu, Estados Unidos.
2007
Sympathy for the Devil: Rock and Roll in Art, Museum of Contemporary Art, Chicago, Estados Unidos.
Every Revolution is a Roll of the Dice, Ballroom Marfa, Marfa, Estados Unidos.
Stripes, Tang Museum, Saratoga Springs, Nova Iorque, Estados Unidos.
Uncertain States of America, Herning Museum, Copenhaga, Dinamarca.
Uncertain States of America, Center for Contemporary Art Warsaw, Varsóvia, Polónia.
2006
Bunch, Alliance and Dissolve, Contemporary Arts Center, Cincinnati, Estados Unidos.
One Way or Another: Asian American Art Now, Blaffer Art Gallery, Houston, Estados Unidos.
Uncertain States of America, Serpentine Gallery, Londres, Reino Unido.
Music is a Better Noise, P.S.1 Contemporary Art Center, Long Island City, Nova Iorque, Estados Unidos.
PICA Time-Based Art Fest, Portland Institute of Contemporary Art, Portland, Estados Unidos.
One Way or Another: Asian American Art Now, Asia Society, Nova Iorque, Estados Unidos.
Uncertain States of America, Reykjavik Art Museum, Reiquiavique, Islândia.
Uncertain States of America, Bard Center for Curatorial Studies, Annandale-on-Hudson, Estados Unidos.
Yankee Doodle Flea Market , United Bamboo, Tóquio, Japão.
Video program Asian Contemporary Art Week, M.Y. Art Prospects, Nova Iorque, Estados Unidos.
Interface in Your Face by Fia Backstrom, Swiss Institute Contemporary Art, Nova Iorque, Estados Unidos.
2005
Video in Person, Rhode Island School of Design, Providence, EUA.
Uncertain States of America, Astrup Fearnley Museum, Oslo, Noruega.
Musica Video Musica, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha.
MoMAPS1 Contemporary Art Center, Long Island City, EUA.
Grass Grows Forever in Every Possible Direction, Walker Art Center, Minneapolis, EUA.
Recess: Images and Objects in Formalism, Rush Arts, Nova Iorque, EUA.
Tonight we are Golden, ICA, Londres, Reino Unido.
2004
Solo Project video installation, United Bamboo Daikanyama, Tóquio, Japão.
Project Space, Brooklyn Public Library, Brooklyn, Nova Iorque, EUA.
New Humans: Grass grows forever in every possible direction featuring design collaboration with United Bamboo, Swiss Institute Contemporary Art, Nova Iorque, EUA.
Art in the Office, Global Consulting Group, Nova Iorque, EUA.
2003
Container Exhibition, Tokyo Design Week, Tóquio, Japão.
Club in the Shadow, Kenny Schacter Gallery, Nova Iorque, EUA.
Surface Tension, Fabric Workshop and Museum, Philadelphia, EUA.
New Humans presented by Sherman Magazine, Maccarone, Inc., Nova Iorque, EUA.
25 Hrs, The Video Art Foundation, Barcelona, Espanha.
2002
Get Out, Paley Gallery at Moore College of Art, Philadelphia, EUA.
Comfort Zone, Fabric Workshop and Museum, Philadelphia, EUA.
Mondo Cane, Neiman Gallery, Nova Iorque, EUA.
2001
Changes, Jeffrey, Nova Iorque, EUA.
2000
Foreign Body, White Columns, Nova Iorque, EUA.
Decorate Seriously, Borowsky Gallery, Philadelphia, EUA.
My Imaginary Friends Parlour, Projects, Brooklyn, EUA.
A Complement to Love, Vox Populi, Philadelphia, EUA.
Colecções
San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA), São Francisco, EUA.
Dallas Museum of Art, Dallas, EUA.
The Fabric Workship & Museum, Philadelphia , EUA.
Library and Archive of Bard CCS, Annandale-On-Hudson, EUA.
Sterling and Francine Clark Art Institute Library, Williamstown, EUA.
The New York Public Library Collection, Nova Iorque, EUA.
FRAC Nord Pas de Calais, França.
Furniture Art (Tulum), 2013. Tinta spray acrílica, plexiglass. 112 x 84 cm 
Furniture Art (Recife), 2013. Tinta spray acrílica, plexiglass. 112 x 84 cm 
Deep Focus, 2012. Fotografia digital, performance, cartazes recortados, modelo. Furniture Art (37), Furniture Art (38), Furniture Art (Playa del Carmen), Furniture Art (London, 2) 
Deep Focus, 2012. Fotografia digital, performance, cartazes recortados, 3 modelos, papel 
Deep Focus, 2012. Fotografia Digital, performance, cartazes recortados, modelo 
Coconuts and Copper, 2012. Vinil, anilhas, vedação industrial. Dimensões variáveis 
Furniture Art (Maui), 2012. Spray de esmalte, plexiglass, fita. 56 x 61 x 2,5 cm 
Furniture Art (Calgary), 2011. Spray de esmalte, plexiglass. 46 x 61 x 2,5 cm 
Furniture Art (Rabat), 2011. Spray de esmalte, plexiglass, fita. 41 x 57 x 2,5 cm 
Furniture Art (Mexico City), 2010. Spray de esmalte, plexiglass, fita. 41 x 57 x 2,5 cm 
Furniture Art (Marrakesh), 2010. Spray de esmalte, plexiglass, fita. 41 x 57 x 2,5 cm 
Furniture Art (Copenhagen, 2), 2010. Spray de esmalte, plexiglass. 41 x 56 x 2,5 cm 
Furniture Art, (vista da instalação), 2010-2012. Spray de esmalte, plexiglass, fita. Dimensões variáveis 
Da esquerda para a direita: Furniture Art (Bilbao), 2012; Furniture Art (Chelsea), 2010; Furniture Art (Chicago), 2010; Furniture Art (Barcelona), 2010; Furniture Art (Madrid), 2010; Furniture Art (Soho), 2010, Furniture Art (St. Croix), 2010.
Furniture Art, (vista da instalação), 2010. Spray de esmalte, plexiglass, cadeira de baloiço vintage 
Da esquerda para a direita: Furniture Art (Bar Harbor), Furniture Art (Copenhagen), Furniture Art (Los Angeles, 2), Furniture Art (Damascus), Furniture Art (Brussels), Furniture Art (Helsinki), Untitled, 2010.
Detour, (pormenor), 2011. Serigrafia, tinta acrílica, tela, anilhas de bronze, folha de ouro. 142 x 183 cm (cada, aproximadamente) 
The Architect's Garden, (vista da instalação), 2011. Diversos materiais. Dimensões variáveis 
A Facility Based on Change, 2011. Painéis, telas, acrílico, serigrafia, papel, pins, clips, plexiglass, spray de esmalte, madeira e cadeira de baloiço 
A Facility Based on Change, 2010. Herman Miller Action Office, painéis, telas, acrílico, serigrafia, papel, pins, clips. 157,5 x 122 x 122 cm 
The Extras, 2010. Madeira, contraplacado, tapete industrial, papel, monitor, False Expectations. "/ (IV)", "/ (V)", "Ad Hoc #9", "Ad Hoc #3", "Accessory 2", "Furniture Art (18)", "Furniture Art (19)", "Furniture Art (20)", "White out/ Disunite", "One being deaf and the other being mute", "Echoplex (live)", "Today is Not a Dress Rehearsal (close up)" em colaboração com Charles Atlas e Judith Butler, luzes, expositores. 244 x 198 x 152 cm 
M. Hulot, 2009. Jacto de tinta em contraplacado de bétula, madeira, rodízios. 244 x 201 x 91 cm 
Cognitive Dissonance, 2008. Tela, acrílico, serigrafia, folha de ouro, contraplacado de bétula, papel, pins, alumínio espelhado. 122 x 168 x 91 cm 
The Double, (vista da instalação), 2008. Tela, acrílico, serigrafia, folha de ouro, contraplacado de bétula, papel, pins, alumínio espelhado. Cada painel 122 x 168 x 91 cm