2017.05.15
Paulo Nozolino Único Português nos 20 Anos da PhotoEspaña
 
2017.05.30—2017.08.27
Circulo de Bellas Artes, Sala Goya, Madrid, Espanha
Loaded Shine

No âmbito dos 20 anos da PhotoEspaña, em Madrid, a mostra mais importante de fotografia da Península Ibérica, e um dos acontecimentos artísticos a marcar agenda no universo da arte europeia, Paulo Nozolino vai inaugurar a 30 de maio a exposição “Loaded Shine”, sendo o único português a estar presente na capital espanhola.
    
Um convite de Alberto García-Alix a partir de uma carta branca que lhe foi dada pela organização da mostra, que quis comemorar da melhor forma os seus 20 anos de atividade. “Há na obra de Paulo Nozolino um todo destruído que nos fala e que nos interroga. Como um fogo que queima lentamente. Nela a abstracção ganha substância. A decomposição de uma paisagem oprimida. A ausência. O passado habita-a. A saudade do vazio. Talvez Nozolino tenha começado por olhar o céu…”, escreve Alix no texto “A Exaltação do Ser. Um Olhar Heterodoxo” que apresenta a exposição.
    
O trabalho reúne 20 fotografias balizadas pelo período temporal que vai de 2008 a 2013 e por uma geografia que percorre espaços tão distintos como Nova Iorque, Paris, Berlim e Lisboa, mas também a ruralidade de lugares no interior de França e de Portugal. Com uma sintaxe carregada de símbolos e ainda usando o filme de 35 mm, as fotografias do artista mantêm vincado o seu olhar consciente e atento sobre um mundo em decadência e abandonado à desolação, sem nunca deixarem de procurar a verdade e tudo o que há de mais puro no processo analógico. “Não consigo deixar de olhar para o que estamos a perder, honra e dignidade. A palavra não é suficientemente forte para o dizer. Só a imagem o consegue. As variantes de modernidade que nos oferecem não me interessam. Procuro a pureza de tudo o que resiste à violência do progresso”, diz Nozolino.


Numa breve descrição da obra a apresentar pela primeira vez, em Madrid, pode ler-se ainda: “Não há nada de obscuro neste trabalho de Paulo Nozolino. A transparência do negro mostra um mundo que se destrói continuamente. Que se aproxima da certeza de um fim. A decadência do lugar. A vida por um fio a deixar traços de luz. Chegámos até aqui. Estamos aqui. E o que nos resta é a podridão, o lixo, a clausura claustrofóbica. Um definhar tranquilo que abraça uma morte lenta. Tão lenta que nos faz acreditar que talvez possa não chegar.
    

Loaded Shine” inaugura dia 30 de maio, às 20h, no Circulo de Bellas Artes, Sala Goya, em Madrid, e está patente ao público de 31 de maio a 17 de Setembro.


Dia 1 de junho, às 18h, o artista participa na Conferência Leica ao lado de Alberto García-Alix, com mediação Alejandro Castellote, no espaço da Fundación Telefónica, também em Madrid.