2017.09.23—2017.11.16
Loaded Shine
Paulo Nozolino

Inauguração: 23 Setembro, 16 horas
   
Depois de ter integrado a secção oficial do PhotoEspaña com uma exposição na sala Goya do Círculo de Bellas Artes de Madrid, Loaded Shine assinala o regresso de Paulo Nozolino à cidade do Porto com uma exposição individual.
   
O trabalho reúne 20 fotografias balizadas pelo período temporal que vai de 2008 a 2013 e por uma geografia que percorre espaços tão distintos como Nova Iorque, Paris, Berlim e Lisboa, mas também a ruralidade de lugares no interior de França e de Portugal.
   
Com uma sintaxe carregada de símbolos e ainda usando o filme de 35 mm, as fotografias do artista mantêm vincado o seu olhar consciente e atento sobre um mundo em decadência e abandonado à desolação, sem nunca deixarem de procurar a verdade e tudo o que há de mais puro no processo analógico. “Não consigo deixar de olhar para o que estamos a perder, honra e dignidade. A palavra não é suficientemente forte para o dizer. Só a imagem o consegue. As variantes de modernidade que nos oferecem não me interessam. Procuro a pureza de tudo o que resiste à violência do progresso”, diz Nozolino.

Ellis Island, 2011. Prova de gelatina de prata s/ alumínio. 120 x 80 cm