2016.01.21—2016.03.19
Fernando Lanhas

Tendo desenvolvido os seus estudos em arquitectura,

Lanhas compreende a geometria do mundo*

    

No dia 21 de Janeiro, a Quadrado Azul inaugura uma exposição que celebra o espaço e o tempo. A galeria convida a revisitar a obra de um artista que, também arquitecto, inaugurou uma visão ímpar da espacialidade e uma incursão no abstraccionismo sem precedentes em Portugal. A presença de Fernando Lanhas (1923-2012) na galeria Quadrado Azul é tão antiga como a fundação da própria. Mas porque as metamorfoses revelam e renovam o que perdura, convidamos a habitar de novo os espaços que a pintura de Fernando Lanhas projecta.

Sob as directrizes curatoriais de Lúcia Matos, a exposição apresenta trabalhos desenvolvidos por Fernando Lanhas ao longo da década de 60. Algumas das obras foram apresentadas na Bienal de Veneza de 1960 e na 6ª edição da Bienal Internacional de Arte de São Paulo em 1961, que contaram com a participação do artista. A exposição integrará ainda algumas obras tardias de Fernando Lanhas, datadas dos últimos anos de vida do artista.
    

* Fernandes, João, «Um pouco todos sabemos». In: A.A.V.V. – Fernando Lanhas. Porto: Edições Asa; Fundação de Serralves, 2001, p. 14.