2014.03.08—2014.04.12
fracciente
Isabel Ribeiro

A Galeria Quadrado Azul, no Porto, inaugura uma exposição individual de Isabel Ribeiro a 8 de Março, às 16 horas. Um conjunto de trabalhos recentes em pintura focam dois temas que têm vindo a ser abordados pela artista: a cidade e a ausência.
O termo fracciente foi criado livremente pela artista a partir da colagem das palavras ‘fracasso’ e ‘consciente’. Esta ideia percorre as pinturas a óleo e o mural que revelam pormenores interiores e exteriores da cidade contemporânea: pormenores vazios, desolados, sem habitantes.
    

Isabel Ribeiro nasceu em 1976, na Covilhã. Vive e trabalha entre Porto e Lisboa. A artista tem desenvolvido trabalhos em pintura, desenho, escultura e vídeo que representam situações e espaços. Na construção de imagens, apropria-se de referências do imaginário literário ocidental ou de sinaléticas do quotidiano.
Os seus trabalhos são percorridos por diversas inquietações geradas na modernidade e que têm a ver com um fracasso do indivíduo com o que o rodeia: a crise individual, a crise colectiva, o conflito entre o individual e o social, as transformações do espaço, as forças de mudança, a solidão da luta, o contínuo falhanço dos movimentos de mudança, os dilemas e a longevidade da comunidade, a depressão e o tédio.
Um procedimento comum em muitas das suas pinturas é a produção de ligeiras alterações, de deslocamentos, de reenquadramentos, de substituição ou anulação de elementos da imagem de referência. São imagens nas quais a artista representa lugares de fuga que falam desse fracasso. Outros trabalhos, auto-biográficos, são distorcidos apenas pela contingência da técnica.
O nome da artista está também ligado à criação do Salão Olímpico e do Projecto Apêndice, dois dos espaços geridos pelos próprios artistas que surgiram no Porto, nos últimos anos.
Entre as exposições mais recentes destacam-se em 2013: a intervenção individual no projecto Casa Ocupada, na Casa da Cerca, Almada, e a participação nas exposições colectivas: PROYECTOR, Espacio Malmo, Madrid, Espanha; War(m) Up, Casa Bernardo, Caldas da Rainha. Em 2012: Au delà des mots, Résidence André de Gouveia, Paris, França; Para além das palavras, Espaço Campanhã, Porto; formas e forças, Galeria Quadrado Azul, Porto; Aproximações à profundidade, Sala do Veado, Lisboa; Cinco Séculos de Desenho na Colecção da FBAUP, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto.

Tolde, 2014. Óleo sobre tela. 200 x 350 cm 
Fracciente, (vista da instalação), 2014 
Fracciente, (vista da instalação), 2014 
Mausoléu, 2014. Tinta-da-china sobre parede. 187 x 163 cm 
Fracciente, (vista da instalação), 2014 
O Toldo, 2014. Óleo sobre tela. 200 x 350 cm 
O carro de Bristol, 2008-2014. Óleo sobre tela. 140 x 154 cm 
A árvore da casa, 2013-2014. Óleo sobre tela. 140 x 154 cm 
Anta, 2014. Óleo sobre madeira sobre tela. 34 x 39 cm