Isabel  Carvalho

Isabel Carvalho (Porto, 1977). O seu percurso artístico caracteriza-se por uma forte componente experimental, sustenta-se na investigação, principalmente no domínio da filosofia e da literatura, e desenvolve-se no cruzamento das artes com as ciências e o conhecimento especulativo. Nos seus projetos aborda recorrentemente questões relativas à materialidade subjacente à linguagem e extensíveis às formas expressivas não-verbais, procurando sensibilizar e desejando poder contribuir para a preservação de ecossistemas de sociabilização diversificados. O seu trabalho tem-se desenvolvido na íntima articulação entre as artes visuais, a escrita, a edição e a publicação de livros, grupo de expressões ou meios que, ao longo dos últimos anos, tem vindo a expandir para a escultura e para a ocupação do espaço tridimensional. Expõe individual e coletivamente com regularidade, destacando-se, entre as mais recentes apresentações, as seguintes: Langages Tissés, Centre d’Arte Le Lait (Albi), em França e AR(a)C(hné)-EN-CIEL, Galeria Quadrado Azul (Lisboa), Strange Attractor, Pavilhão Branco (Lisboa) e Pés de barro, Galeria Municipal do Porto (Porto), em Portugal. Fez residências artísticas na Kusntlerhaus Bethanien, Berlim, Alemanha; Hangar, Barcelona, Espanha e Maaretta Jaukkuri Foundation, Lofoten, Noruega. Está representada em várias coleções públicas. Foi responsável pelo projeto Navio Vazio, um espaço de ocupação temporária de experimentação editorial a três dimensões. Em 2017, iniciou a revista Leonorana, da qual é autora e editora.

Exposições Individuais (selecção)
2023
Casting a Sounding Voice , CAAA, Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães.
Les Péninsules démarrées, FRAC MÉCA - Bordéus - França.
2022
Museu Mineiro, Galeria Quadrado Azul, Porto.
A comunidade das grutas.. novas descobertas, Galeria Quadrado Azul, Lisboa.
2021
Langages Tissés, Le Lait - Centre d'art contemporain, Albi, França.
2019
AR(a)C(hné)-EN-CIEL, Galeria Quadrado Azul, Lisboa.
2018
loja dos espíritos - em cadeia de marcas partidas, moldadas - soma de enunciados - à semelhança das profecias sem fundo, suspensas na película - à tona, combinam-se - para resistirem, por extenso(...), Spirit Shop, Lisboa, Portugal.
Os Ovários das Papoilas, com Clara Batalha, Praça dos Poveiros, Porto, Portugal.
2014
Seguir as luzes verdes, Projecto Artes, Porto, Portugal.
2012
Orla, Galeria Quadrado Azul, Porto, Portugal.
2010
Desmontagem e venda de uma biblioteca privada, Navio Vazio, Porto, Portugal.
2008
Biting the hand that feeds you, Galeria Quadrado Azul, Lisboa, Portugal.
Trap, Mad Women in the Attic, Porto, Portugal.
Girls are dreaming about enormous machines, Galeria NovaOgiva, Óbidos, Portugal.
Festival sincero II, Espaço Gesto, Porto, Portugal.
2007
A casa é sincera – residência artística comunitária / troca de talentos, Laboratório das artes, Guimarães, Portugal.
Exposição / Residência Artística, Hangar, Barcelona, Espanha.
2006
Estação Arqueológica, Museu Martins Sarmento, Galeria SMS, Guimarães, Portugal.
Yes, I’m ; No I’m not, Galeria Quadrado Azul, Porto, Portugal.
Wanda, Sala de espera, Guimarães, Portugal.
Wanda, Banda, Projecto Apêndice, Centro Comercial Cedofeita, Porto, Portugal.
Performances
2022
UBERRO, Museu Serralves, Porto.
2015
Cálice. Ensaio, meta-ensaio e pintura, anozero, Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, Casa da Escrita, Coimbra, Portugal.
T-A-R-T-A-R-U-G-A, THE MUSEUM AS PERFORMANCE, Museu de Serralves, Porto, Portugal.
Néon e Procelária, PERFORMANCE... AGAIN! #2, Teatro Municipal Rivoli, Porto, Portugal.
2014
A escama / The fish scale, Old School, Lisboa, Portugal.
2013
É um oceano; não é uma poça de onde se bebe uma vez, Centro de Arte Moderna, Lisbon, Portugal.
2009
Guarany, Regime de Meia Pensão, Porto, Portugal.
2008
(concerto com a banda Flanela de Tal), Lydia Lunch, Galeria Zé dos Bois, Lisboa, Portugal.
Exposições Colectivas (selecção)
2022
Tale About Urban Piracy, Museu Municipal de Coimbra, Portugal.
Les Péninsules démarrées, Frac Nouvelle - Aquitaine MÉCA | Bordeaux, France.
Green Flames, Albarrán Bourdais | Madrid.
Tout ce que je veux - Artistes Portugaises de 1900 à 2020, Centre de Création Contemporaine Olivier Debré, Tours, França.
2021
Strange Attractor, Pavilhão Branco, Lisboa, Portugal.
Ernesto de Sousa, Exercícios de Comunicação Poética com Outros Operadores Estéticos, Galeria Avenida da Índia + Galeria Quadrum, Lisboa, Portugal.
Liga #2, Zaratan, Lisboa, Portugal.
Pés de Barro, Galeria Municipal do Porto, Portugal.
Tudo o que eu quero - Artistas Portuguesas de 1900 a 2020, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.
2020
Que horas são que horas - Uma galeria de Histórias, Galeria Municipal do Porto, Portugal.
2019
A Musa em Férias, Casa-Museu Guerra Junqueiro, Porto, Portugal.
Biblioteca na Biblioteca. Auto-edição no Porto 1999-2019., Museu de Serralves, Porto, Portugal.
ARCO Madrid, stand Galerias Municipais, Madrid, Espanha.
Achados, Quadrado Azul, Lisboa, Portugal.
2018
Zero em Comportamento: Obras da Coleção de Serralves, Museu de Serralves, Porto, Portugal.
O Estado das Coisas, Camões - Centro Cultural Português, Berlim, Alemanha.
Ver as Vozes dos Artistas, Saco Azul Associação Cultural, Porto, Portugal.
Uma Loja, Cinco Casas e uma Escola, Colégio das Artes, Coimbra, Portugal.
Não é ainda o mar, org. Sismógrafo, Convento Corpus Christi, Vila Nova de Gaia, Portugal.
2017
QAXXX(P3), Quadrado Azul, Lisboa, Portugal.
Feliz Ano Novo, Galeria Comercial Mota Galiza, Porto, Portugal.
A Arte como Experiência do Real, Coleção de Ivo Martins em Depósito no Museu de Serralves, CIAJG, Guimarães, Portugal.
O livro disperso, Casa das Artes, Porto, Portugal.
2016
Questions of Relief, Galeria Vertical Silo Auto, Porto, Portugal.
Signals, Nordic Guest Studio Malongen, Estocolmo, Suécia.
FRASES PARA QUEM?, Galeria Municipal, Porto, Portugal.
QUE SAIS-JE?: LIVROS E EDIÇÕES DE ARTISTA DA COLEÇÃO DE SERRALVES, Livraria de Serralves, Porto, Portugal.
2015
Louro e Bambú - segundo acto, figuração do exótico, CAAA, Guimarães, Portugal.
QUE SAIS-JE?, CAPC Musée d' Art Contemporain, Bordéus, França.
远影-distant-shadow, The Jimei X Arles Festival, Xiamen, China.
Generative Library, Büro Broken Dimanche Press (BDP), Berlim, Alemanha.
2014
A boca do Inferno, Sismógrafo, Porto, Portugal.
2013
Disruptive Patterns, Altes Finanzamt, Berlim, Alemanha.
Figure, Acqua carrée building, Berlim, Alemanha.
Dissident Desire, District, Berlim, Alemanha.
A Entrevista Perpétua, Museu de Serralves, AXA, Porto, Portugal.
Open Studios, Kunstlerhaus Bethanien, Berlim, Alemanha.
2012
O Princípio da Inércia, Pavilhão Branco, Lisboa, Portugal.
2011
Tinta nos nervos, Museu Colecção Berardo, Lisboa, Portugal.
Que sais je?, Agência Vera Cortês, Lisboa, Portugal.
2010
male, Femlink: The international video collage, Canada.
El mal d’escriptura. Un projecte sobre text i imaginació especulativa, MACBA, Barcelona, Espanha.
El mal d’escriptura. Un projecte sobre text i imaginació especulativa, Artissima, Turim, Itália.
Portugal Arte, Bienal de Lisboa, Pavilhão de Portugal, Lisboa, Portugal.
202020, Plano B, Porto, Portugal.
Combate Ilustrado, Museu Colecção Berardo, Lisboa, Portugal.
A sombra de um cabelo, Navio Vazio, Porto, Portugal.
CGEM: Notes about Emancipation, MUSAC, Léon, Espanha.
Troca-te por arte, Novalma, Porto, Portugal.
Os lábios inclinados para a mão os desenhar, Navio Vazio, Porto, Portugal.
2009
Arte Urbana, Fundação AMI – Assistência Médica Internacional, Porto, Portugal.
Unknown Parameter Value, Projecto Antena, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto/ Câmara Municipal do Seixal, Seixal, Portugal.
Time is a book, Time Festival, Ghent, Bélgica.
Emissores reunidos, Antiga RDP/ Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Portugal.
Regime de meia pensão, Café Guarani, Porto, Portugal.
2008
Part-ilha, Spike island, Bristol, Reino Unido.
2007
Estereótipos, ESAD, Caldas da Rainha, Portugal.
Salão Erótico de Lisboa, FIL, Lisboa, Portugal.
Desêxpor, Centro Franco-Moçambicano, Moçambique.
Portugal Agora – À Propos des lieux d’origine, MUDAM, Luxemburgo.
Um sexto sentido, Galeria do Jornal de Notícias, Porto, Portugal.
Opções e futuros, Colecção PLMJ, Arte Contempo, Lisboa, Portugal.
Grande Prémio de Desenho, Senhorio, Porto, Portugal.
Anti-monumentos, Galeria António Henriques/ Teatro Viriato, Viseu, Portugal.
Arte Contemporânea – Projecto Fábrica, Laboratório das Artes, Guimarães, Portugal.
2006
All my independent women, Eira 33, Lisboa, Portugal.
Busca Pólos, Centro Cultural de Vila Flor, Guimarães, Portugal.
Busca Pólos, Pavilhão de Portugal, Coimbra, Portugal.
Encontro de Arte Jovem – Bienal de Arte – Chaves 2006, Chaves, Portugal.
Em torno, NEC – Núcleo de Experimentação Coreográfica, Porto, Portugal.
Festival Sincero, Há-aí-uma-certa-tendência, Porto, Portugal.
Paperback, MARCO, Vigo, Espanha.
fiav.06 – Festival of Artistic Video Images, Nîmes, França.
Projecto Teleférico – operação transbordo, Teleférico de Guimarães / Laboratório das Artes, Guimarães, Portugal.
Residências
2019
Maaretta Jaukkuri Foundation's Fellows Programme, Lofoten, Noruega.
2016
Nordic Art Association, Estocolmo, Suécia.
2012
Kunstlerhaus Bethanien, Berlim, Alemanha.
2011
Caribic Residency Lisbon, Lisboa, Portugal.
2007
Hangar, Barcelona, Espanha.
Projectos
2017 -
LEONORANA é uma revista bilingue multidisciplinar publicada de modo irregular. O seu principal objectivo é estudar as relações de conflito e cumplicidade entre as linguagens verbal e visual, www.leonorana.com/.
2010 -
NAVIO-VAZIO é um espaço de projecto para experimentação editorial a três dimensões, www.navio-vazio.net.
2007-2011
BRAÇO DE FERRO foi um projecto editorial independente e auto-sustentável coordenado pela artista Isabel Carvalho e pelo designer gráfico Pedro Nora e estabelecido no Porto desde 2007, www.bfeditora.net.
Prémios
2020
Prémio Amadeo de Souza-Cardoso 2020, Amarante, Portugal.
Plateau singers merge languages together / Os cantores de planaltos fundem linguagens, 2013. Gravuras sobre placas de acrílico .  
Ar(a)C(hné)-EN-CIEL, 2019. Galeria Quadrado Azul, Lisboa, Vista da exposição 
Vector 4. variantes de decomposição dos mecanismos de censura (AÇAIMES): RUÍDO, 2019. Argila, gesso acrílico preto, tintas de vidro em placas de alumínio. 140 x 100 cm.  
INTERJEIÇÕES, 2019. Argila, gesso, spray acrílico e cosméticos. 15 x 27 x 4,5 cm.  
GAGUEZ, 2019. Argila, gesso, spray acrílico e cosméticos. 3 —A: 25 x 47 x 2,5 cm; B: 25 x 40 x 2,5 cm; C: 25 x 44 x 3 cm.  
Vector 4. variantes de decomposição dos mecanismos de censura (AÇAIMES): RUÍDO, 2019. Argila, gesso acrílico preto, tintas de vidro em placas de alumínio. 140 x 100 cm.  
fisionomias (História da caricatura), 2020. Spray acrílico, marcadores em painéis de tecido. 60 x 300 cm.  
em marcha…(História da caricatura), 2020. Marcadores em painéis de tecido. 60 x 300 cm.  
História da caricatura, 2020. Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante, Vista da exposição.  
Artefactos (História da caricatura), 2020. Gesso, spray acrílico e pigmento cosmético de cor cobre.  
Langages Tissés, 2021. Centre Le Lait, Albi. Vista da exposição.  
Langages Tissés, 2021. Centre Le Lait, Albi. Vista da exposição.  
Espanta-Espíritos para prever a manobra do crepúsculo do verão, 2021. Vidro e cordão. L 13 x H 258 x P 5 cm; L 13 x H 291 x P 5 cm; L 13 x H 315 x P 5 cm; L 13 x H 315 x P 5 cm.  
O que é que a Giulia Bigolina fez com as suas notti? Ela passou-as sozinha enquanto exercitava a caligrafia em direção à abstração. Não era já conhecido que ela era uma decifradora de códigos?, 2021. O que é que a Giulia Bigolina fez com as suas notti? Ela passou-as sozinha enquanto exercitava a caligrafia em direção à abstração. Não era já conhecido que ela era uma decifradora de códigos? Persianas, pasta e tinta acrílica. 328 x 180 x 260 cm.  
Langages Tissés, 2021. Centre Le Lait, Albi. Vista da exposição.  
Inscrições em Terras Assombradas, 2021. Argila, tinta para vidro, globos de acrílico, estrutura de alumínio. 150 x 150 cm.  
Inscrições em Terras Assombradas, 2021. Argila, tinta para vidro, globos de acrílico, estrutura de alumínio. 150 x 150 cm.  
Inscrições em Terras Assombradas, 2021. Argila, tinta para vidro, globos de acrílico, estrutura de alumínio. 150 x 150 cm.  
Strange Attractor. Galerias Municipais de Lisboa, Pavilhão Branco, Lisboa. Vista da exposição.  
tickling nerves, 2021. Gesso pintado, moldado em matrizes de barro com vestígios de incenso queimado (serragem de cerejeira, castanha e pinho, incenso de fava, rosas secas, essência de incenso, carvão moído, goma arábica diluída, pigmentos e álcool) e pó de ouro. 26 x 21 x 17 cm.  
counter-memory 2, 2021. Gesso moldado em matrizes de argila. 21 x 54,5 x 26 cm.